O que é a Previdência?

A previdência social assegura a proteção do trabalhador contribuinte quando ha perda temporária ou permanente de sua capacidade de trabalho.

O regime de Previdência está dividido em dois seguimentos: O regime Geral, gerido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e o Regime Funcional, onde fazem parte os Regimes Próprios da União, Estados e Municípios, que atende aos servidores titulares de cargos efetivos e policiais militares.

Em São José dos Pinhais, a PREV SÂO JOSÈ é o órgão gestor do Regime de Previdência dos servidores públicos e de seus dependentes.

Importante:

Para sustentar o sistema previdenciário, é descontada do servidor a contribuição previdenciária e a Prefeitura contribui de forma equivalente, ou seja, o mesmo valor que é pago pelo servido também é pago pela Prefeitura. A Prefeitura ainda contribui com uma aporte de 4%, para pagamento de serviço passado, definido por avaliação atuarial em cada exercício, para ajudar no custeio do programa previdenciário e para que no futuro os servidores não tenham que aumentar sua contribuição.

Objetivo

A PREV SÂO JOSÉ é uma Autarquia que administra o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Pinhais. Tem assim como objetivo possibilitar um futuro tranquilo aos servidores públicos do Município e seus dependentes, garantindo o pagamento dos proventos e pensões através  da gestão consciente e rentável do fundo capitalizado através das contribuições previdenciárias.

O PREV SÂO JOSÉ funciona como um fundo de pensão, onde o que o servidor contribui, mais o que a prefeitura contribui em nome dele fica depositado em seu nome rendendo juros, até a hora de pagar a sua aposentadoria. E todo ano o servidor receberá um extrato previdenciário, demostrando os valores recolhidos durante o período.

Os servidores públicos ativos e aposentados tem representantes eleitos que participam dos Conselhos Administrativo e Fiscal, com intuito de estar a par de todas as atividades desempenhadas pelo PREV bem como seu direcionamento e  fiscalização.

Visto que “o futuro depende do presente”, A PREV SÂO JOSÈ usa de todo seu potencial e estrutura para assegurar uma aposentadoria digna e a perspectiva de um futuro mais seguro e tranquilo para os servidores públicos.

Quem participa?

Todos os antigos e novos servidores Municipais efetivos que trabalham pra Prefeitura, Câmara Municipal, Autarquias e Fundações Municipais são segurados do PREV SÃO JOSÉ, bem como seus dependentes previdenciários: cônjuge, filhos menores ou inválidos entre outros.

*Não são segurados os detentores de cargos exclusivamente comissionados e funcionários terceirizados. Estes fazem parte do Regime Geral e contribuem para o INSS.

 

counter