Histórico

O Sistema de Previdência do Município de São José dos Pinhais iniciou-se no ano de 1991 com a criação do FUNDO DE PREVIDENCIA MUNICIPAL – FPMU, através da lei nº67/90 de 20 de dezembro de 1990 e, publicada no dia 15 de janeiro de 1991.

Durante todo esse período o FPMU acumulou um patrimônio considerável, tendo se formado através das contribuições dos servidores e da Prefeitura Municipal, contribuições essas que compõem o plano de custeio.

Todo esse patrimônio foi administrado ao longo do tempo pelo conselho diretor e fiscalizado pelo Conselho Fiscal do FPMU, observando sempre as melhores oportunidades de negócios e investimentos com Bancos sólidos e liquidez imediata, visando a segurança, rentabilidade e o equilíbrio no trato dos recursos do servidor.

Essa preocupação com os recursos do FPMU, ensejava uma nova realidade para a Previdência do Município, até mesmo porque o Ministério da Previdência Social com a aprovação da Emenda Constitucional nº 20/98, primeira reforma da previdência, autorizava a criação de regimes próprios para o servidor público, com personalidade jurídica, autonomia administrativa, gerencial, orçamentária, financeira e patrimonial.

Desta forma, com a edição da Lei Complementar n º15 de 19 de outubro de 2005, publicada em 08 de novembro de 2005, foi criada a PREV SÃO JOSÉ –Autarquia de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São José dos Pinhais.

counter